IMG 6227

Os 402 anos de história da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde conferem-lhe o estatuto de Instituição mais antiga da nossa Terra. Ao longo destes quatro séculos, a Misericórdia de Mangualde tem sido um pilar central para o desenvolvimento social e económico da nossa Cidade e do nosso Concelho.

Certamente que, ao longo destes quatro séculos, houve períodos de incertezas e de maiores dificuldades na afirmação e no cumprimento da Missão desta secular Instituição. Tenho também a consciência de que, ao longo destes 402 anos, a nossa Santa Casa sentiu e viu no seu seio muita dor e sofrimento. Mas gostaria de realçar,as alegrias de todos aqueles que contribuíram para acabar com as incertezas e conseguiram encontrar as condições necessárias para ultrapassar as dificuldades, garantindo a continuidade da Instituição ao serviço dos que mais precisaram e dosque continuam a precisar.

Pese embora o grande passado da nossa Misericórdia, do qual todos nós nos devemos orgulhar e procurar sempre honrar, devemos, acima de tudo, aproveitar o presente para olhar o futuro com a energia, a determinação e a ambição necessárias para imprimir as mudanças ajustadas a um cenário certamente mais exigente e mais competitivo, pois, como bem disse John Kennedy “A mudança é a lei da vida. E aqueles que apenas olham para o passado ou para o presente irão com certeza perder o futuro”.

Hoje a Santa Casa da Misericórdia de Mangualde garante cerca de 140 postos de trabalho e apoia diariamente, nas suas instalações, 220 utentes. Estes números são a confirmação inequívoca de que a Misericórdia de Mangualde é uma instituição de solidariedade social de referência, de grande importância para a nossa Comunidade, que garante respostas sociais com duas Estruturas Residências Para Idosos, uma Unidade de Cuidados Continuados Integrados e uma Creche.

Considero que o actual modelo de apoio social poderá vir a estar sujeito, a curto ou médio prazo, a um processo de estudo e revisão, que o transforme num modelo mais exigente, mais competitivo e mais difícil de sustentar financeiramente. É por isso fundamental que no futuro se tenha uma visão estratégica com inovação e empreendedorismo social, que permita garantir o desenvolvimento económico e social da Instituição, através da rentabilização e eficiência dos recursos humanos, técnicos, materiais e financeiros disponíveis.

Num futuro incerto mas provavelmente mais exigente e competitivo é essencial ter uma visão empreendedora, que inove e rentabilize as capacidades da Santa Casa e das suas valências, procurando liderar, num trabalho de rede social projectos novos e diferenciados, de ambição regional ou nacional.

O nosso compromisso é empenharmo-nos na resolução dos problemas sociais de forma inovadora e sustentável, com a finalidade de dar resposta aos grandes desafios sociais da atualidade, através da acção social na prevenção e no apoio nas diversas situações de fragilidade, exclusão ou carência humana, promovendo a inclusão, a integração social e o desenvolvimento local.

Estou certo que, se assim procedermos, teremos garantida a perenidade desta instituição. Com a ajuda de todos os Irmãos e dos Mangualdenses, a Misericórdia vai prosseguir na sua ação solidária, pelos séculos e séculos, até ao consumar dos tempos.

Que o manto diáfano da Sra. do Amparo a todos nos cubra com as suas bênçãos.

O Provedor

José Tomás

Contactos

icon joomlaSe tiver alguma duvida contacte-nos:

     geral@scmmangualde.pt

Horário de Funcionamento

O nosso horário de atendimento é:

  • Segunda-Sexta: 9:00h ás 17:30h
  • Sábados & Domingos: Fechados

Visitantes

Temos 121 visitantes e 0 membros em linha