A UNIDADE DE CUIDADOS CONTINUADOS INTEGRADOS DE LONGA DURAÇÃO E MANUTENÇÃO – UCCI – ULDM

 

A UCCI da Misericórdia de Mangualde

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados (UCCI) da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde (SCMM) foi inaugurada no dia 14 de Março de 2012 e tem vindo a desenvolver uma trajetória de excelência, na prestação de cuidados na área da saúde e bem-estar a todos quantos acolhe.

Ao longo dos 3 anos de existência tem realizado um trabalho com forte sentido de responsabilidade social, devolvendo à comunidade aquilo que ela tanto merece e cujo caminho ajudou a capitalizar.

Dirigida para a prestação de cuidados a doentes com processos crónicos que apresentam diferentes níveis de dependência e graus de complexidade, que não podem ser prestados no domicílio.

  • Internamento previsível superior a 90 dias consecutivos (<180).
  • É constituída por 22 quartos: 16 duplos e 6 individuais, no total de 38 camas da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados (RNCCI)
  • Dispõe também, desde o dia 13 de Abril de 2015, de mais 3 quartos, num total de mais 5 camas de gestão privada.

Descanso do cuidador

Esta valência pode ainda proporcionar internamento a doentes com dificuldades de apoio familiar ou cujo principal cuidador tem necessidade de descanso, podendo a duração do respetivo internamento ser inferior a 90 dias, com o limite anual de 90 dias.

Camas de gestão privada (Cinco)

Estas 5 camas destinam-se prioritariamente ao apoio da comunidade local, podendo em caso de disponibilidade, serem ocupadas por pessoas de qualquer região do país. Esta oferta tem a particularidade de se tornar permanente para o utente, dependendo apenas, da sua vontade, dos seus familiares e da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde.

Oferece um leque diverso de serviços, nomeadamente alojamento, higiene e conforto, alimentação, tratamento de roupa, vigilância médica permanente, prescrição e administração de fármacos, enfermagem durante 24h, consulta médica de fisiatria, tratamentos de fisioterapia, terapia da fala, consulta de nutrição, serviço social, consulta de psicologia, atividades de animação sociocultural e estimulação cognitiva, serviço de cabeleireiro, manicure, pedicure e apoio espiritual

A missão será cuidar de forma holística o cidadão, na sua particularidade bio-psico-social-cultural-espiritual promovendo um tratamento com vista a melhorar o conforto e a qualidade de vida face ao ciclo de vida que a pessoa atravessa.

A Unidade de Cuidados Continuados Integrados da Santa Casa da Misericórdia de Mangualde disponibiliza à comunidade um serviço distinto, assente num modelo de interdisciplinaridade dos diversos saberes, tendo sempre presente o ser humano na sua dignidade e plenitude para que a doença não seja encarada como morte social e/ou psicológica. Assumindo por conseguinte, um relacionamento humano personalizado no cuidar e um tratamento profissional na recuperação e reabilitação.

Conceito de Cuidados Continuados Integrados

Segundo o disposto no Art. 3º do Decreto-Lei 101/2006 de 6 de Junho, entende-se por Cuidados Continuados Integrados: ”o conjunto de intervenções sequenciais de saúde e ou de apoio social, decorrente de avaliação conjunta, centrado na recuperação global entendida como o processo terapêutico e de apoio social, ativo e contínuo, que visa promover a autonomia melhorando a funcionalidade da pessoa em situação de dependência, através da sua reabilitação, readaptação e reinserção familiar e social.”

Sobre a tipologia de Longa Duração e Manutenção que está subjacente a esta instituição, o art. 17º do decreto-lei 101/2006 de 6 de Junho caracteriza-a como: “uma unidade de internamento, de carácter temporário ou permanente, com espaço físico próprio, para prestar apoio social e cuidados de saúde de manutenção a pessoas com doenças ou processos crónicos, com diferentes níveis de dependência e que não reúnam condições para serem cuidadas no domicílio. Tem por finalidade proporcionar cuidados que previnam e retardem o agravamento da situação de dependência favorecendo o conforto e a qualidade de vida, por um período de internamento superior a 90 dias consecutivos”.

Contactos

icon joomlaSe tiver alguma duvida contacte-nos:

     geral@scmmangualde.pt

Horário de Funcionamento

O nosso horário de atendimento é:

  • Segunda-Sexta: 9:00h ás 17:30h
  • Sábados & Domingos: Fechados

Visitantes

Temos 24 visitantes e 0 membros em linha